sábado, 18 de outubro de 2014

BICHOS DO MEU SERTÃO: CAMALEÃO OU IGUANA?



As pessoas por aqui costumam denominar esse bichinho arisco e desconfiado de camaleão. E não é só aqui, no Nordeste inteiro assim como na Amazônia esse animal é comumente chamado de camaleão. Engano. Na verdade se trata de uma IGUANA, pois suas características físicas assim o define. 
O Camaleão, apesar de parecer com a Iguana, é da família chamaeloenidae e possui caracteres que o destinge da iguana, tais como: olhos grandes e independentes que podem girar a 360º, cauda enrolada, capacidade de mudar de cor rapidamente conforme o ambiente em que esteja ou conforme o nível de estresse (sob ameaça), capacidade de projetar a língua para capturar seu alimento... Existem camaleões carnívoros e herbívoros.
Em dias nublados as iguanas procura o topo das arvores na tentativa de absorver calor da atmosfera e se beneficias até mesmo dos mais discretos raios de sol.

A iguana, como o camaleão, é um réptil em suam maioria de hábitos herbívoros e arbóreos, mas pertencente a família iguanidae que habita as zonas tropicais do Brasil e do México. Ao contrário do camaleão a iguana não troca de cor em vinte segundos, porém, quando na juventude a espécie iguana iguana ou iguana-verde possui coloração verde e na medida em que envelhece sua pigmentação assume aspecto acinzentado com listras escuras.
A espécie mais comum em nossa região é a iguana verde que alimenta-se tanto de folhagens como de pequenos insetos como grilos, besouros...
As iguanas podem alcançar quase dois metros da cabeça a ponta da cauda. Alias, sua cauda é bastante utilizada como instrumento de defesa quando em situação de ameaça.


Gardeniaoliveira/ Mega Curioso/ Wikipédia
Imagens: Gardênia Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário